BG 3.9 — Karma Yoga
BG 3.9ⓘ📚 Go to Chapter 3
यज्ञार्थात्कर्मणोऽन्यत्रलोकोऽयंकर्मबन्धनः|तदर्थंकर्मकौन्तेयमुक्तसङ्गःसमाचर||३-९||
yajñārthātkarmaṇo.anyatra loko.ayaṃ karmabandhanaḥ . tadarthaṃ karma kaunteya muktasaṅgaḥ samācara ||3-9||
यज्ञार्थात्कर्मणोऽन्यत्र: for the sake of sacrifice | लोकोऽयं: the world | कर्मबन्धनः: bound by action | तदर्थं: for that sake | कर्म: action | कौन्तेय: O Kaunteya | मुक्तसङ्गः: free from attachment | समाचर: perform
GitaCentral Português▲
O mundo está preso por ações diferentes daquelas realizadas para o sacrifício. Portanto, ó filho de Kuntī, executa a ação apenas para esse fim, livre de apego.
★
🙋 Português Commentary▲
【Significado das palavras】 Yajnarthat - pelo bem do sacrifício Karmanah - da ação Anyatra - de outra forma Lokah - o mundo Ayam - este Karmabandhanah - ligado pela ação Tadartham - por esse propósito Karma - ação Kaunteya - ó filho de Kunti (Arjuna) Muktasangah - livre de apego Samachara - realiza 【Comentário】 Yajna significa sacrifício, rito religioso ou qualquer ação altruísta realizada com um motivo puro. Significa também Isvara. A Taittiriya Samhita dos Vedas diz que Yajna é verdadeiramente Vishnu. Se alguém realiza ações pelo bem do Senhor, não fica ligado. Seu coração é purificado ao realizar ações pelo Senhor. Onde esse espírito de altruísmo não governa a ação, ela prenderá a pessoa ao Samsara, por mais boa ou gloriosa que seja.
★
English
Swami Gambirananda
Swami Adidevananda
Hindi
Swami Ramsukhdas
Sanskrit
Sri Ramanuja
Sri Madhavacharya
Sri Anandgiri
Sri Jayatirtha
Sri Abhinav Gupta
Sri Madhusudan Saraswati
Sri Sridhara Swami
Sri Dhanpati
Vedantadeshikacharya Venkatanatha
Sri Purushottamji
Sri Neelkanth
Sri Vallabhacharya
Detailed Commentary▲
**3.9. Comentário:** "Yajñārthāt karmaṇo'nyatra" – Segundo a Gita, o próprio dever é chamado de 'Yajña' (sacrifício). O termo 'Yajña' abrange todas as atividades físicas, mundanas e espirituais, tais como yajña (sacrifício ritual), caridade, austeridade, obláções, peregrinação, votos, estudo dos Vedas, etc. Até mesmo ocupações, serviço, estudo, ensino, etc., realizados como um dever e sancionados pelas escrituras também são denominados Yajña. Todas as ações realizadas para dar felicidade e benefício aos outros são Yajñārtha Karma (ações para o sacrifício). A execução do Yajñārtha Karma erradica rapidamente o apego e destrói todo o Karma do Karmayogi (Gita 4.23). Ou seja, tais ações em si não são vinculativas; pelo contrário, elas também aniquilam o estoque acumulado de Karma passado. Na verdade, o estado de uma pessoa é de acordo com o seu objetivo, não de acordo com a ação. Por exemplo, o objetivo principal de um comerciante é ganhar riqueza; portanto, na realidade, o seu estado permanece na riqueza, e assim que ele fecha a sua loja, a sua inclinação volta-se para a riqueza. Da mesma forma, ao realizar o Yajñārtha Karma, o estado do Karmayogi permanece no seu objetivo — Deus somente — e, ao terminar a ação, a sua inclinação volta-se para Deus. Existem diferentes deveres para os vários Varnas (ordens sociais). Uma ação que é o próprio Dharma (Swadharma) para um determinado Varna torna-se o Dharma de outro (Paradharma), ou seja, um 'anyatra karma' (ação para outra coisa) para outros Varnas, porque não é prescrita para eles. Por exemplo, sustentar a vida por meio de esmolas é Swadharma para um Brâmane, mas Paradharma para um Kshatriya. Da mesma forma, realizar o dever com Nishkāma Bhāva (atitude isenta de desejo) é o Swadharma de um ser humano, e realizar a ação com Sakāma Bhāva (atitude desejosa) é Paradharma. Todas as ações Sakāma (motivadas pelo desejo) e proibidas caem na categoria de 'anyatra-karma'. Todas as ações realizadas para o próprio prazer, honra, prestígio, conforto, etc., também são 'anyatra-karma' (ver nota p. 126). Portanto, qualquer ação que seja realizada, seja a menor ou a maior, o Sādhaka (aspirante espiritual) deve permanecer vigilante para que a ação não esteja sendo feita com qualquer motivo egoísta. Um Sādhaka é aquele que está constantemente vigilante. Por isso, um Sādhaka deve permanecer alerta e desperto em relação à sua Sādhana (prática espiritual). Em relação ao 'anyatra-karma', existem dois sentimentos sutis: (1) Se, com a chegada de alguém, uma pessoa usar palavras respeitosas como "Por favor, entre! Por favor, sente-se!" mas, interiormente, atribuir a si mesma a qualidade de cavalheirismo ou falar com o sentimento de que "Ao dizer isso, criarei uma boa impressão no visitante", então, devido ao sentimento egoísta oculto, isto é 'anyatra-karma', não Yajñārtha Karma. (2) Se em Satsanga (companhia sagrada), assembleias, etc., uma pessoa fizer uma questão enquanto abriga o sentimento de que o orador e os ouvintes me considerarão conhecedor e eu criarei uma boa impressão neles, então isto é 'anyatra-karma', não Yajñārtha Karma. A essência é que um Sādhaka deve realizar a ação, mas não deve haver nela sentimento de egoísmo, desejo, etc. A ação não é proibida; antes, o Sakāma Bhāva (atitude desejosa) é que é proibido. Um Sādhaka não deve realizar nenhuma ação com o intelecto do gozo e do luxo; porque tal intelecto contém apego ao gozo e desejo, devido aos quais a prática do Karmayoga não é possível. Até mesmo realizar a ação com o intelecto da mera subsistência mantém vivo o desejo de viver. Portanto, o intelecto da subsistência também deve ser renunciado. Um Sādhaka deve realizar cada ação somente com o intelecto da Sādhana (prática espiritual). O melhor Sādhaka é aquele que não realiza nenhuma ação nem mesmo para a sua própria liberação, mas realiza ação somente para o bem-estar dos outros. A razão é que o próprio bem-estar é alcançado ao realizar ação para os outros, não ao realizar ação para si mesmo. O próprio bem-estar reside no bem-estar dos outros. Considerar o próprio bem-estar como separado do bem-estar dos outros é o erro. Portanto, todas as ações mundanas e escriturais realizadas devem ser unicamente para o bem-estar do mundo. A ação realizada para o próprio prazer é certamente vinculativa; até mesmo a ação realizada para o próprio bem-estar pessoal é vinculativa. Meramente manter a visão no próprio bem-estar sustenta a individualidade. Portanto, sem falar de outras ações, até mesmo Japa (canto), contemplação, meditação e Samadhi devem ser realizados apenas para o bem-estar do mundo. O significado é que todas as atividades realizadas através dos três corpos — grosseiro, sutil e causal — devem ser para o mundo somente, não para si mesmo. 'Karma' é para o mundo, e após o rompimento da conexão com o mundo, 'Yoga' com Deus é para si mesmo. Isto é chamado Karmayoga. "Loko'yaṁ karmabandhanaḥ" – O direito de realizar ação vinculada ao dever (Yajña) pertence primariamente aos seres humanos somente. O Senhor descreveu isto ainda mais no contexto do ciclo da criação (3.14-16). Ações vinculadas ao dever são realizadas apenas por aquele cujo objetivo é beneficiar todos os seres e dar-lhes felicidade. Quando um ser humano realiza ação não para o bem-estar dos outros, mas apenas para o seu próprio prazer, então ele se torna vinculado. Realizar ação com apego e sentimento egoísta é a causa do vínculo. Na ausência de apego e egoísmo, as ações são automaticamente realizadas para o bem-estar de todos. O vínculo ocorre devido ao sentimento, não devido à ação. Uma pessoa não é vinculada pelas ações; antes, ela é vinculada pelo apego e sentimento egoísta que abriga em relação às ações. "Tadarthaṁ karma kaunteya muktasaṅgaḥ samācara" – Aqui, pela palavra "muktasaṅgaḥ" a intenção do Senhor é que o vínculo ocorre apenas devido ao apego possessivo em relação às ações, objetos e aos instrumentos — corpo, mente, intelecto, etc. — com os quais as ações são realizadas. Devido ao apego possessivo, até mesmo as ações vinculadas ao dever não são realizadas natural e adequadamente. Na ausência de apego possessivo, a ação vinculada ao dever para o bem-estar dos outros é realizada espontaneamente, e se a ação vinculada ao dever não estiver disponível, então a permanência no estado natural, na própria essência, ocorre espontaneamente. Consequentemente, a Sādhana (prática espiritual) continua ininterrupta e a não-prática nunca ocorre. Abandonar a ação prescrita devido à preguiça e negligência é chamado 'Tāmasa Tyāga' (renúncia no modo da ignorância) (Gita 18.7), cujo fruto é a estultícia, ou seja, a obtenção de espécies iludidas — "Ajñānaṁ tamasaḥ phalam" (Gita 14.16). Renunciar às ações considerando-as como dolorosas é chamado 'Rājasa Tyāga' (renúncia no modo da paixão) (Gita 18.8), cujo fruto é a obtenção de sofrimentos — "Rajasastu phalaṁ duḥkham" (Gita 14.16). Portanto, aqui o Senhor não diz a Arjuna para renunciar à ação; antes, Ele o instrui a realizar ações vinculadas ao dever com entusiasmo e perfeitamente de acordo com as injunções escriturais, livres de egoísmo, possessividade, apego aos resultados, desejo, anseio, parcialidade, etc., o que é chamado 'Sāttvika Tyāga' (renúncia no modo da bondade) (Gita 18.9). O próprio Senhor diz ainda que nada resta a ser feito para Mim, ainda assim Eu me envolvo na ação com cuidado (3.22-23). A laxidez em realizar adequadamente as ações vinculadas ao dever surge devido a duas razões: (1) É da natureza humana envolver-se na ação somente após desejar o resultado primeiro. Quando ele vê que, de acordo com o Karmayoga, o desejo pelo resultado não deve ser abrigado, então ele pensa: "Por que deveria realizar ação alguma?" (2) Após iniciar a ação, quando ele mais tarde percebe que o seu resultado será adverso, então ele pensa: "Mesmo que eu realize a ação da melhor maneira possível, se eu obtiver um resultado adverso, então por que deveria realizar ação alguma?" Um Karmayogi nem abriga qualquer desejo nem deseja qualquer resultado perecível; ele realiza ação vinculada ao dever somente mantendo em vista o bem-estar do mundo. Portanto, devido às duas razões acima, a laxidez não pode surgir nas suas ações vinculadas ao dever. **O Ponto Marcante:** Geralmente, tornou-se natureza humana realizar com grande avidez apenas aquela ação na qual ele percebe o seu próprio interesse egoísta. Mas essa mesma ação torna-se vinculativa para ele. Portanto, para estar livre desse vínculo, é muito necessário para ele conduzir-se de acordo com o Karmayoga. No Karmayoga, todas as ações são realizadas apenas para os outros, nunca para si mesmo. Quem são esses 'outros'? É muito essencial entender isto também. Além do próprio corpo, outros seres e objetos são certamente 'outros'. Mas até mesmo estes assim chamados 'próprios' corpo grosseiro, corpo sutil (sentidos, mente, intelecto, ares vitais) e corpo causal (no qual o 'eu' assumido reside) também são separados do Ser (ver nota p. 127). A razão é que o Ser (Jīvātmā) é um fragmento da Alma Suprema consciente, e estes corpos etc. são fragmentos da Natureza inerte. Todas as atividades ocorrem no e para o inerte somente. Nenhuma atividade jamais ocorre no e para o Consciente. Portanto, o 'fazer' não é para o Ser de forma alguma, nunca foi e nunca pode ser. No entanto, na medida em que o Consciente considera estes objetos inertes como o corpo etc., recebidos do mundo, como 'eu', 'meu' e 'para mim', nessa medida a sua natureza se torna a de 'fazer para si mesmo'. Portanto, ao realizar ação para os outros, o apego possessivo é facilmente erradicado. Mesmo quando os estados do corpo (infância, juventude, etc.) mudam, todo ser experiencia a sua própria existência contínua na forma "Eu sou o mesmo". Esta existência imutável (o próprio ser) é automaticamente uno com a Realidade Suprema, e o corpo, sentidos, mente, intelecto, etc., em mudança, são automaticamente uno com o mundo. Qualquer ação que seja realizada por nós é realizada apenas através do corpo, sentidos, etc.; porque toda atividade está relacionada com a Natureza e com os objetos nascidos da Natureza, não com o Ser (a própria essência). Portanto, sem a conexão do corpo, não podemos realizar nenhuma ação. Isto prova conclusivamente que não temos nada a fazer para nós mesmos; o que quer que tenha a ser feito é para ser feito apenas para o mundo. A razão é que o 'fazer' aplica-se apenas àquilo que pode fazer por si mesmo. Para aquilo que não pode fazer nada por si mesmo, não há provisão para o 'fazer' de forma alguma. O que quer que seja feito é feito apenas com a ajuda do mundo. Portanto, o 'fazer' é apenas para o mundo. Ao fazer para si mesmo, uma pessoa torna-se vinculada pelas ações — "Yajñārthāt karmaṇo'nyatra loko'yaṁ karmabandhanaḥ." Não há conexão entre a própria essência indestrutível e imutável e o corpo, sentidos, mente, intelecto, etc., perecíveis e em mudança. Portanto, não há nada de próprio e nada para si mesmo. Sem a ajuda do corpo etc., não podemos fazer nada; portanto, não há nada a ser feito para si mesmo. Na verdadeira natureza essencial, nenhuma deficiência jamais surge, e sem que surja deficiência, não há desejo; portanto, nada é desejado para si mesmo. Assim, quando toda a conexão com a ação e os objetos é completamente rompida (o que é realmente o caso), então, se houver impressões de Jñāna (conhecimento), a realização direta da própria essência ocorre; e se houver impressões de Bhakti (devoção), o amor por Deus surge. **Conexão:** No verso anterior, o Senhor disse que ações diferentes de Yajña (ação vinculada ao dever) são vinculativas. Portanto, para estar livre desse vínculo, é necessário realizar ação com o senso de dever, não renunciar à ação em essência. Agora, para estabelecer ainda mais a natureza obrigatória essencial das ações, Ele dá mais razões.
★
↑