BG 3.17 — Karma Yoga
BG 3.17ⓘ📚 Go to Chapter 3
यस्त्वात्मरतिरेवस्यादात्मतृप्तश्चमानवः|आत्मन्येवचसन्तुष्टस्तस्यकार्यंनविद्यते||३-१७||
yastvātmaratireva syādātmatṛptaśca mānavaḥ . ātmanyeva ca santuṣṭastasya kāryaṃ na vidyate ||3-17||
यस्त्वात्मरतिरेव: who | स्यादात्मतृप्तश्च: may be | मानवः: the man | आत्मन्येव: in the Self | च: and | सन्तुष्टस्तस्य: contented | कार्यं: work to be done | न: not | विद्यते: is
GitaCentral Português▲
Mas para aquele homem que se alegra apenas no Ser, que está satisfeito com o Ser e que está contente apenas no Ser, verdadeiramente não há nada a fazer.
★
🙋 Português Commentary▲
【Significado das palavras】 यः (yaḥ) - quem, तु (tu) - mas, आत्मरतिः (ātmaratiḥ) - quem se regozija no Ser, एव (eva) - apenas, स्यात् (syāt) - é, आत्मतृप्तः (ātmatṛptaḥ) - satisfeito no Ser, च (ca) - e, मानवः (mānavah) - o homem, आत्मनि (ātmani) - no Ser, एव (eva) - apenas, च (ca) - e, सन्तुष्टः (santuṣṭaḥ) - contente, तस्य (tasya) - seu, कार्यम् (kāryam) - trabalho a ser feito, न (na) - não, विद्यते (vidyate) - existe. 【Comentário】 O sábio não depende de objetos externos para sua felicidade. Ele está plenamente satisfeito no Ser. Ele encontra sua alegria, sua bem-aventurança e seu contentamento dentro de seu próprio Ser. Para tal sábio que possui o conhecimento do Ser, não há nada a fazer. Ele já realizou todas as ações. Ele satisfez todos os seus desejos. Ele possui uma satisfação completa.
★
English
Swami Gambirananda
Swami Adidevananda
Hindi
Swami Ramsukhdas
Sanskrit
Sri Ramanuja
Sri Madhavacharya
Sri Anandgiri
Sri Jayatirtha
Sri Abhinav Gupta
Sri Madhusudan Saraswati
Sri Sridhara Swami
Sri Dhanpati
Vedantadeshikacharya Venkatanatha
Sri Purushottamji
Sri Neelkanth
Sri Vallabhacharya
Detailed Commentary▲
**3.17** Mas para aquele que se deleita apenas no Ser, que se satisfaz apenas no Ser e que se contenta apenas no Ser, não há dever. **Comentário:** A palavra 'mas' (tu) aqui é usada para destacar a distinção do grande ser, que atinge a perfeição através do cumprimento do dever, da pessoa descrita no verso anterior que negligencia seu dever. Enquanto uma pessoa acredita que sua conexão é com o mundo, ela considera seu 'deleite' (rati) estar nos prazeres dos sentidos e na esposa, filhos, família, etc.; sua 'satisfação' (tripti) estar na comida e na bebida; e seu 'contentamento' (santushti) estar na riqueza. No entanto, nisso, seu deleite, satisfação e contentamento nunca são completos nem duram continuamente. A razão é que o mundo está em constante mudança, é inerte e perecível, enquanto o 'Ser' é sempre de uma só essência, consciente e imperecível. A implicação é que o 'Ser' não tem a mais mínima conexão com o mundo. Portanto, como podem o deleite, a satisfação e o contentamento do 'Ser' provir do mundo? É experiência de todos que o deleite de uma pessoa no mundo não dura para sempre. O afeto ou atração mútua percebidos entre um homem e uma mulher no momento do casamento não permanece depois que um ou dois filhos nascem. Em alguns casos, as mulheres chegam a dizer sobre seus maridos idosos: "Seria bom se o velho morresse." A satisfação derivada de comer também é percebida apenas por um curto período. O contentamento percebido por uma pessoa ao adquirir riqueza também é momentâneo, porque o desejo por riqueza sempre aumenta progressivamente. Portanto, um senso de falta persiste continuamente. O significado é simplesmente que no mundo, deleite, satisfação e contentamento nunca podem ser permanentes. Uma pessoa apenas *percebe* deleite, satisfação e contentamento nos objetos mundanos; na realidade, eles não existem ali. Se existissem, então o desinteresse, a insatisfação e o descontentamento não surgiriam novamente. Por sua própria natureza, o deleite, a satisfação e o contentamento são auto-evidentes no Ser. O Ser é Existência (Sat). Na Existência, nunca há falta alguma — "Do irreal não há ser; do real não há não-ser" (Gita 2:16) — e sem um senso de falta, nenhum desejo surge. Portanto, a ausência de desejo é auto-evidente no Ser. No entanto, quando a alma individual, devido ao erro, acredita estar conectada com o mundo, ela começa a buscar deleite, satisfação e contentamento no mundo e começa a desejar objetos mundanos para esse fim. Após desejar, quando aquele objeto (como riqueza, etc.) é obtido, então, com a partida do desejo que residia na mente (antes que outro desejo surja), seu estado se torna livre de desejo, e é nessa ausência de desejo que ele experimenta felicidade. Mas, erroneamente, a pessoa atribui essa felicidade à aquisição do objeto mundano e chama essa própria felicidade pelos nomes de deleite, satisfação e contentamento. Se a felicidade viesse da obtenção do objeto, então, após obtê-lo, a felicidade permaneceria sempre enquanto o objeto permanecesse; a tristeza nunca ocorreria, e o desejo pelo objeto não surgiria novamente. No entanto, como deleite, satisfação e contentamento completos (permanentes) nunca podem ser obtidos de objetos mundanos, e porque o senso de 'meu' em relação ao mundo persiste, ele novamente começa a nutrir novos desejos. Quando o desejo surge, ele experimenta um senso de falta dentro de si; e quando o objeto desejado é obtido, ele experimenta dependência dele. Portanto, uma pessoa com desejos sempre permanece infeliz. É importante notar aqui que os aspirantes espirituais (sadhakas) consideram a ausência de desejo como a causa raiz da felicidade e o desejo como a causa das tristezas. Mas as pessoas apegadas ao mundo consideram a aquisição de objetos como felicidade e sua não-aquisição como tristeza. Se uma pessoa apegada também visse com a mesma visão verdadeira de um aspirante, ela poderia rapidamente experimentar o estado auto-evidente de ausência de desejo. Diz-se que as pessoas com desejos são elegíveis para o Karmayoga — "Mas o Karmayoga é para aqueles com desejos" (Srimad Bhagavatam 11.20.7). Para pessoas com desejos, o deleite, a satisfação e o contentamento estão no mundo. Portanto, descrevendo o estado dos grandes seres livres de desejo, perfeitos através do Karmayoga, o Senhor diz que seu deleite, satisfação e contentamento, ao contrário daqueles das pessoas com desejos, não estão no mundo, mas apenas no Ser (Gita 2:55), o que é inerentemente assim desde o início. Na realidade, o deleite, a satisfação e o contentamento, embora não separados uns dos outros, parecem separados devido à associação com o mundo. É por isso que, com o rompimento da conexão com o mundo, o deleite, a satisfação e o contentamento daquele grande ser — todos os três — tornam-se um na mesma essência (o Ser). Neste verso, o Senhor usou as palavras 'eva' (apenas/de fato) e 'cha' (e) duas vezes, e mais uma vez no próximo (décimo oitavo) verso. Isso expressa a ideia de que no Karmayogi, não resta deficiência alguma no deleite, satisfação e contentamento, nem qualquer necessidade de algo além da Essência (Gita 6:22). "Para ele, não há dever" — Quaisquer injunções relativas aos deveres obrigatórios prescritas para um ser humano têm como único propósito atingir a Suprema Bem-aventurança que é o Ser Supremo. Quando o objetivo é realizado através de qualquer meio (Karmayoga, Jnanayoga ou Bhaktiyoga), nada resta para a pessoa fazer, conhecer ou obter, o que é o sucesso final da vida humana. Embora não haja a mais mínima falta na verdadeira natureza de uma pessoa, enquanto ela, devido à sua conexão com o mundo, percebe uma falta dentro de si e, identificando o corpo como 'eu' e 'meu', age 'para si mesma', o dever permanece para ela. Mas quando ela não faz nada 'para si mesma' e realiza todas as ações 'para os outros' — isto é, para o corpo, sentidos, mente, intelecto, sopros vitais; para a mãe, pai, esposa, filhos, família; para a sociedade, país e o mundo — então sua conexão com o mundo é rompida. Com o rompimento completo da conexão com o mundo, nenhum dever permanece para ele para si mesmo. A razão é que nenhuma atividade ocorre no Ser. Qualquer atividade que ocorre, acontece apenas devido à conexão com o mundo e através de objetos mundanos. Portanto, o dever existe apenas para aqueles que têm uma conexão com o mundo. A ação ocorre quando há um desejo de obter algo, e o desejo surge de um senso de falta. No grande ser perfeito, não há falta alguma, então que necessidade há para ele agir? Quando, através do Karmayoga, o deleite, a satisfação e o contentamento do grande ser perfeito se estabelecem apenas no Ser, então, tendo realizado tudo o que há para realizar, conhecido tudo o que há para conhecer e obtido tudo o que há para obter, ele se eleva acima das injunções e proibições. Embora as injunções das escrituras não o governem mais, todas as suas ações estão naturalmente de acordo com as escrituras e servem de ideal para os outros. Aqui, a frase "para ele, não há dever" não significa que nenhuma atividade emana daquele grande ser. Embora nada reste para ele fazer, atividades para o bem-estar do mundo (lokasangraha) prosseguem espontaneamente através dele. Assim como atividades como o piscar das pálpebras, a inspiração e expiração da respiração, a digestão da comida, etc., acontecem espontaneamente (na natureza), da mesma forma, todas as ações que são ideais e de acordo com as escrituras também prosseguem espontaneamente através daquele grande ser (devido à ausência do senso de agência).
★
↑