BG 3.35 — Karma Yoga
BG 3.35ⓘ📚 Go to Chapter 3
श्रेयान्स्वधर्मोविगुणःपरधर्मात्स्वनुष्ठितात्|स्वधर्मेनिधनंश्रेयःपरधर्मोभयावहः||३-३५||
śreyānsvadharmo viguṇaḥ paradharmātsvanuṣṭhitāt . svadharme nidhanaṃ śreyaḥ paradharmo bhayāvahaḥ ||3-35||
श्रेयान्स्वधर्मो: better | विगुणः: devoid of merit | परधर्मात्स्वनुष्ठितात्: than the duty of another | स्वधर्मे: in one's own duty | निधनं: death | श्रेयः: better | परधर्मो: another's duty | भयावहः: fraught with fear
GitaCentral Português▲
Melhor é o próprio dever, mesmo desprovido de mérito, do que o dever de outro bem cumprido. Melhor é a morte no próprio dever; o dever de outro é temível.
★
🙋 Português Commentary▲
【Significado das palavras】 श्रेयान् (Shreyan) - Melhor स्वधर्मः (Svadharmah) - O próprio dever विगुणः (Vigunah) - Sem mérito परधर्मात् (Paradharmat) - Do que o dever de outro स्वनुष्ठितात् (Svanushthitat) - Bem executado स्वधर्मे (Svadharme) - No próprio dever निधनम् (Nidhanam) - Morte श्रेयः (Shreyah) - Melhor परधर्मः (Paradharmah) - O dever de outro भयावहः (Bhayavahah) - Cheio de medo 【Comentário】 É certamente melhor para o homem morrer cumprindo o seu próprio dever, ainda que sem mérito, do que viver cumprindo o dever de outro, ainda que de forma perfeita. Pois o dever de outro está cheio de armadilhas. O dever de um Kshatriya é lutar em uma batalha justa. Arjuna deve lutar; esse é o seu dever. Mesmo que ele morra cumprindo o seu próprio dever, é melhor para ele, pois ele irá para o céu. Ele não deve tentar fazer o dever de outra pessoa, pois isso lhe trará perigo. Ele não deve parar de lutar para seguir o caminho da renúncia.
★
English
Swami Gambirananda
Swami Adidevananda
Hindi
Swami Ramsukhdas
Sanskrit
Sri Ramanuja
Sri Madhavacharya
Sri Anandgiri
Sri Jayatirtha
Sri Abhinav Gupta
Sri Madhusudan Saraswati
Sri Sridhara Swami
Sri Dhanpati
Vedantadeshikacharya Venkatanatha
Sri Purushottamji
Sri Neelkanth
Sri Vallabhacharya
Detailed Commentary▲
**3.35** É melhor cumprir o próprio dever, ainda que desprovido de méritos, do que executar o dever de outro, por mais bem realizado que seja. Morrer no próprio dever é benéfico; o dever de outro está repleto de temor. **Comentário:** O verso significa: 'O próprio dever (svadharma), ainda que imperfeito, é superior ao bem executado dever de outro (paradharma).' Mesmo que o dever pertinente ao *varna* (classe), *ashrama* (estágio de vida) etc. de outra pessoa pareça ser dotado de virtudes, seja fácil de executar, a mente se incline para ele e ele traga riqueza, opulência, conforto, honra etc., e se possa viver uma vida de facilidade e conforto, ainda assim, aderir a esse *paradharma*, por não ser prescrito para si mesmo, conduz a um resultado temeroso (doloroso). Por outro lado, mesmo que o próprio dever pertinente ao próprio *varna*, *ashrama* etc. pareça ser deficiente em virtudes, seja difícil de executar, a mente não se incline para ele, não traga riqueza, opulência, conforto, honra etc., e se tenha que suportar dificuldades por toda a vida ao executá-lo, ainda assim, executar esse *svadharma* com uma atitude isenta de desejo conduz a um resultado benéfico. Portanto, uma pessoa nunca deve abandonar o próprio dever sob nenhuma circunstância; antes, deve executar seu *svadharma* com uma atitude isenta de desejo, não possessiva e desapegada. Para uma pessoa, executar o *svadharma* é natural e espontâneo. O 'nascimento' de uma pessoa ocorre de acordo com seu *karma* passado, e de acordo com o nascimento, o Senhor ordenou o 'karma' (Gita 18.41). Portanto, ao executar os deveres que lhe foram ordenados, a pessoa se liberta do cativeiro do *karma*, ou seja, seu bem-estar é alcançado (Gita 18.45). Por isso, mesmo que pareça defeituoso, não se deve abandonar o dever ordenado, ou seja, o *svadharma* (Gita 18.48). Arjuna considera melhor sustentar a vida comendo esmolas do que lutar (Gita 2.5). Mas aqui, o Senhor parece explicar a Arjuna que sustentar a vida comendo esmolas, embora seja *svadharma* para um mendicante, é *paradharma* para ti; porque és um *Kshatriya* chefe de família, não um mendicante. Já no primeiro capítulo, quando Arjuna disse que apenas pecado adviria da luta — 'pāpamevāśrayet' (1.36), o Senhor disse que, ao não lutar uma guerra justa, perderás teu *svadharma* e glória e incorrerás em pecado (2.33). Então o Senhor explicou que, ao lutar, considerando vitória e derrota, ganho e perda, felicidade e tristeza como iguais — ou seja, ao executar o próprio dever (*svadharma*) livre de apego e aversão — nenhum pecado advém (2.38). Mais tarde, no décimo oitavo capítulo, o Senhor também disse que uma pessoa que executa seu dever inato de *svadharma* não incorre em pecado (18.47). A essência é que o pecado advém na execução do *svadharma* apenas quando o apego e a aversão estão presentes, caso contrário, não. Ao executar o *svadharma* perfeitamente, livre de apego e aversão, experimenta-se a 'equanimidade' (*yoga*), e ao experimentar a equanimidade, as tristezas são destruídas (Gita 6.23). Portanto, o Senhor enfatiza repetidamente a Arjuna que execute o dever de lutar, seu *svadharma*, livre de apego e aversão. O Senhor parece explicar a Arjuna que, por ter nascido em uma linhagem *Kshatriya*, lutar como parte do *dharma* *Kshatriya* é teu *svadharma* (dever); portanto, na guerra, vitória e derrota, ganho e perda, felicidade e tristeza devem ser vistas como iguais; e entende que a ação de lutar não tem conexão com o Ser — assim, age apenas para erradicar o apego às ações. O corpo, sentidos, mente, intelecto, objetos etc. são apenas para executar o próprio dever. Executar o próprio dever de acordo com *varna*, *ashrama* etc., com uma atitude altruísta, é '*svadharma*'. O que os fiéis chamam de '*dharma*' é o mesmo que 'dever'. Executar *svadharma* ou executar o próprio dever é a mesma coisa. Aquilo que pode ser executado com facilidade, que é obrigatório, e ao executar o qual o desejado certamente é alcançado, é chamado dever. Executar o *dharma* é fácil porque é dever. É uma regra que, ao executar corretamente apenas o próprio *dharma*, a pessoa alcança o desapego — '*dharma teṁ birati*'... (Manas 3.16.1). Ao executar o *dharma*, entendendo-o como mero dever, o fluxo das ações se funde em *Prakriti*, e assim, a conexão com as ações cessa. De acordo com *varna*, *ashrama* etc., o próprio dever (*svadharma*) de cada um é benéfico. Mas comparado ao dever de outro *varna*, *ashrama* etc., o próprio dever parece relativamente deficiente em virtudes; por exemplo, comparado aos deveres de um *Brahmin* (tranquilidade, contenção, austeridade, perdão etc.), os deveres de um *Kshatriya* (lutar etc.) parecem deficientes em virtudes como a não-violência. Portanto, a intenção da palavra '*viguṇaḥ*' aqui é que, mesmo que o próprio dever pareça deficiente em virtudes comparado aos deveres dos outros, ainda assim, apenas o próprio dever é benéfico. Por isso, nunca se deve abandonar o próprio dever sob nenhuma circunstância. De acordo com *varna*, *ashrama* etc., as ações podem parecer diferentes (terríveis ou suaves) externamente, mas o objetivo de alcançar o Ser Supremo é um só e o mesmo. Apenas quando o objetivo de alcançar o Ser Supremo está ausente e quando os objetos naturais têm importância no coração, as ações parecem terríveis ou suaves. 'Morrer no próprio dever é benéfico' — Se executar o *svadharma* sempre trouxesse felicidade, conforto, riqueza, prosperidade, honra, respeito etc., então, no presente, veríamos grupos de pessoas justas. Mas o *svadharma* não é executado olhando para a felicidade ou tristeza; antes, é executado com uma atitude isenta de desejo, olhando para o comando do Senhor ou das escrituras. Portanto, se qualquer dificuldade surgir ao executar o *svadharma*, ou seja, o próprio dever, essa dificuldade também conduz à elevação. Na verdade, não é dificuldade, mas austeridade. Através dessa dificuldade, o progresso ocorre ainda mais rápido do que através da austeridade intencional. A razão é que a austeridade é feita para si mesmo, enquanto o dever é para os outros. A austeridade intencional não produz tanto benefício quanto a austeridade que vem espontaneamente na forma de dificuldade. Aqueles que suportaram dificuldades ao executar o *svadharma* e aqueles que morreram executando o *svadharma* tornaram-se pessoas justas imortais. Mesmo de uma perspectiva mundana, aquele que permanece firme em seu *dharma* (dever) mesmo quando a dificuldade vem é grandemente elogiado e glorificado. Por exemplo, aqueles que suportaram dificuldades, foram repetidamente para a prisão e foram enforcados para tornar o país independente ainda são grandemente elogiados e glorificados. Por outro lado, aqueles que vão para a prisão por fazer más ações são condenados em todos os lugares. A essência é que, se a dificuldade vier ou mesmo a morte ocorrer ao executar o próprio *dharma* com uma atitude isenta de desejo, isso conduz ao louvor neste mundo e ao bem-estar no próximo. Uma pessoa que executa o *svadharma* mantém sua visão no *dharma*. Manter a visão no *dharma* mantém sua conexão com o *dharma*. Portanto, mesmo que a morte ocorra ao executar o *dharma*, sua liberação é alcançada. **Dúvida:** Como podemos aceitar que o bem-estar é alcançado morrendo ao executar o *svadharma*? **Resolução:** A Gita é a palavra direta do Senhor; portanto, não há possibilidade de dúvida. Em segundo lugar, este não é um assunto de percepção direta pelos olhos físicos, mas um assunto de fé e crença. Ainda assim, alguns pontos são explicados sobre este assunto: 1. Sabemos daquilo de que não temos consciência apenas através das escrituras. As escrituras afirmam que o *dharma* protege seu protetor — '*dharmo rakṣati rakṣitaḥ*' (Manusmriti 8.15). Portanto, para aquele que executa o *dharma*, a responsabilidade por seu bem-estar está sobre o *dharma* e sobre o Senhor, os Vedas, escrituras, sábios etc., que ensinam o *dharma*, e é por seu poder que seu bem-estar é alcançado. Assim como é afirmado em nossas escrituras que uma mulher que observa o *dharma* da castidade alcança o bem-estar, ali, o bem-estar é alcançado pelo poder do Senhor, Vedas, escrituras etc., que prescrevem o *dharma* da castidade, não pelo poder do marido. Da mesma forma, uma vez que o Senhor, Vedas, escrituras, sábios e santos ordenam a execução do *dharma*, não há a menor dúvida de que o bem-estar é alcançado por seu poder ao morrer executando o *dharma*. 2. Também está estabelecido a partir dos Puranas e histórias que o executor de seu *dharma* alcança o bem-estar. Por exemplo, o Rei Harishchandra não vacilou em seu *dharma* da 'verdade' apesar de muitas dificuldades, censuras, insultos etc.; portanto, por seu efeito, ele foi para a morada suprema levando todos os seus súditos consigo, e até hoje é grandemente elogiado e glorificado. 3. No tempo presente, muitos incidentes verdadeiros sobre renascimento são vistos, ouvidos e lidos, a partir dos quais aprendemos sobre os estados bons ou maus após a morte. 4. Ao executar corretamente o próprio dever com uma atitude altruísta, para não falar de um crente, mesmo um ateu que não acredita na vida após a morte experimenta alegria *sáttvica* no coração. Esta alegria indica bem-estar porque a verdadeira natureza do bem-estar é 'paz suprema'. Portanto, mesmo a partir da própria experiência, está estabelecido que, ao abandonar completamente o não-dever e executar o dever, o bem-estar é alcançado. **Ponto Essencial:** Sendo uma parte do Ser Supremo, na verdade, *svadharma* é: fazer o próprio bem-estar, considerar-se como pertencente ao Senhor, considerar ninguém além do Senhor como seu, considerar-se como um buscador, considerar-se como um servo. Porque todos estes são *dharmas* verdadeiros, especificamente os próprios *dharmas*, não *dharmas* da mente e do intelecto. Todos os outros *dharmas* pertinentes a *varna*, *ashrama*, corpo etc., embora *svadharma* para executar o próprio dever, ainda são *paradharma*. Porque todos esses *dharmas* são aceitos e não são próprios. Todos esses *dharmas* requerem o apoio de outros, ou seja, envolvem dependência, mas o verdadeiro *dharma* próprio não requer a ajuda de ninguém, ou seja, envolve independência. Portanto, aquele que é um amante o é por si mesmo, aquele que é um buscador o é por si mesmo, e aquele que é um servo o é por si mesmo. Assim, um amante torna-se um com o Amado sendo o próprio amor, um buscador torna-se um com a Verdade a ser conhecida sendo a própria busca, e um servo torna-se um com o Servido sendo o próprio serviço. Da mesma forma, um buscador torna-se um com o Objetivo sendo o próprio meio. Um buscador que deseja a realização de Deus não tem desejo por riqueza, honra, elogio, respeito, conforto etc. Portanto, não receber riqueza, honra etc. não lhes causa ansiedade, e se forem recebidos devido ao destino, não lhes causa alegria. Porque seu objetivo é apenas alcançar o Ser Supremo, não alcançar riqueza, honra etc. Portanto, mesmo o trabalho mundano recebido como dever é executado por eles suave e puramente. Tendo a realização de Deus como objetivo, todas as suas ações são apenas para o Senhor. Assim como um comerciante, com o ganho de riqueza como objetivo, renuncia ao conforto e suporta dificuldades, e assim como o coração de um paciente permanece feliz vendo que 'o resultado desta incisão do médico será bom', da mesma forma, com a realização de Deus como objetivo, mesmo ao receber derrota, perda, dificuldade etc. no mundo, o coração do buscador permanece naturalmente alegre. Situações favoráveis e desfavoráveis são meramente meios e materiais para eles. Quando um buscador, firmemente resolvido a fazer apenas o próprio bem-estar, se dedica diligentemente a executar o *svadharma* (sua ação inata), então, mesmo que qualquer dificuldade, tristeza, problema etc. venha, ele não vacila do *svadharma*. Não apenas isso, essa dificuldade, tristeza etc. torna-se para eles uma forma de austeridade e concede alegria. O apego e a aversão no mundo surgem apenas de considerar o corpo como 'eu' e 'meu'. Com apego e aversão presentes, uma pessoa não conhece *svadharma* e *paradharma*. Se o corpo fosse 'eu' (o Ser), então, enquanto 'eu' existisse, o corpo também existiria, e quando o corpo não existisse, 'eu' também não existiria. Se o corpo fosse 'meu', então, após obtê-lo, não haveria desejo de obter mais nada. Se o desejo permanece, está provado que, na verdade, a coisa 'minha' (própria) ainda não foi obtida, e a coisa obtida (corpo etc.) não é 'minha'. O corpo não é trazido conosco, não pode ser levado conosco, não pode ser mudado conforme desejado, então como é 'meu'? Assim, o conhecimento (discernimento) de que 'o corpo não sou eu e não é meu' existe em todos os buscadores. Mas, por não dar importância a este conhecimento, seu apego e aversão não cessam. Mesmo que a sensação de euidade e de posse seja às vezes percebida no corpo, ainda assim, o buscador não deve dar-lhe importância, mas deve dar importância ao seu discernimento, ou seja, deve permanecer firme no ponto de que 'o corpo não sou eu e não é meu'. Ao dar importância ao próprio discernimento, ocorre a realização do princípio verdadeiro. Após a realização, o apego e a aversão cessam. Sem apego e aversão, o conhecimento de *svadharma* e *paradharma* manifesta-se espontaneamente no coração, e o esforço ocorre de acordo. '*Paradharma* está repleto de temor' — Embora executar *paradharma* pareça fácil no presente, no resultado é inerentemente temeroso. Se uma pessoa renuncia ao 'egoísmo' e executa o *svadharma* para o bem-estar dos outros, então não há temor para ela em lugar algum. **Dúvida:** Nos versos quadragésimo segundo, quadragésimo terceiro e quadragésimo quarto do décimo oitavo capítulo, após descrever os deveres inatos de *Brahmin*, *Kshatriya*, *Vaishya* e *Shudra* respectivamente, o Senhor diz a mesma coisa na primeira metade do quadragésimo sétimo verso ('O próprio dever, ainda que imperfeito, é superior ao bem executado dever de outro'). Portanto, quando aqui (no verso presente) o dever inato de outro é dito ser temeroso, então os 'deveres inatos' de um *Brahmin* declarados no quadragésimo segundo verso do décimo oitavo capítulo também deveriam ser temerosos para outros (*Kshatriyas* etc.), enquanto as escrituras prescrevem que todos os humanos os executem. **Resolução:** A contenção da mente, o controle dos sentidos etc. são *dharma* 'comum' (Gita 13.7-11; 16.1-3) que todos devem executar; porque estes são *svadharma* para todos. Estes *dharmas* comuns são 'deveres inatos' para um *Brahmin* porque executá-los não envolve esforço para eles; mas para outros *varnas*, executá-los pode envolver algum esforço. Tanto o dever inato quanto o *dharma* comum vêm sob '*svadharma*'. Além do *dharma* comum, mesmo que o pecado apareça no próprio dever inato, na realidade não é pecado; por exemplo, lutar valentemente, entendendo-o como mero dever (sem egoísmo, ódio etc.), sendo o dever inato de um *Kshatriya*, não envolve pecado na realidade, mesmo que o pecado apareça — '*svaabhāvaniyataṁ karma kurvannāpnoti kilbiṣam*' (Gita 18.47). Além do *dharma* comum, o dever inato de outro (*paradharma*) é temeroso; porque sua prática é proibida pelas escrituras e priva outro de seu sustento. O dever de outro é temeroso porque executá-lo incorre em pecado e concede o temor de um lugar específico e um tipo específico de inferno. Portanto, o Senhor parece dizer a Arjuna que sustentar a vida comendo esmolas, sendo privativo do sustento alheio e proibido para um *Kshatriya*, não é benéfico para ti; antes, executar o dever inato que te vem naturalmente na forma de lutar é benéfico. **Ponto Essencial sobre Svadharma e Paradharma:** O Ser Supremo e Sua parte (o ser individual) são o 'Ser', enquanto *Prakriti* e seus efeitos (corpo e mundo) são o 'outro'. O *dharma* do Ser é '*svadharma*' e o *dharma* do outro é '*paradharma*'. Portanto, de uma perspectiva sutil, todos os *dharmas* do Ser, como imutabilidade, perfeição, indestrutibilidade, eternidade, ausência de desejo, não possessividade etc., são todos '*svadharma*'. Todos os *dharmas* do corpo e do mundo, como nascer, existir após o nascimento, mudar, crescer, diminuir, ser destruído, e o desejo de gozo e acumulação, o desejo por honra etc., são todos '*paradharma*' — '*saṁsāradharmairavimuhyamānaḥ*' (Shrimad Bhagavatam 11.2.49). Nunca há qualquer mudança no Ser, portanto ele é indestrutível; mas o corpo muda continuamente, portanto é destrutível. Desta perspectiva, *svadharma* é indestrutível e *paradharma* é destrutível. Renúncia (*Karma Yoga*), conhecimento (*Jnana Yoga*) e amor (*Bhakti Yoga*) — todos os três, sendo auto-evidentes, são *svadharma*. Em *svadharma*, a prática não é necessária; porque a prática está relacionada ao corpo, e tudo o que está relacionado ao corpo é todo *paradharma*. Ser um *yogi* é *svadharma*; ser um gozador é *paradharma*. Permanecer desapegado é *svadharma*; estar apegado é *paradharma*. Servir é *svadharma*; desejar qualquer coisa é *paradharma*. Ser um amante é *svadharma*; estar apegado com cobiça é *paradharma*. Ser isento de desejo, não possessivo e desapegado é *svadharma*; e ter desejo, possessividade e apego é *paradharma*. A essência é que tudo o que ocorre sem relação com *Prakriti* (no Ser) é todo '*svadharma*', e tudo o que ocorre através da relação com *Prakriti* é todo '*paradharma*'. *Svadharma* é o *dharma* da Consciência; *paradharma* é o *dharma* da matéria. A parte do Ser Supremo (o ser encarnado) é o 'Ser', e a parte de *Prakriti* (o corpo) é o 'outro'. 'Ser' tem dois significados — um é 'si mesmo' e o outro é 'o próprio', ou seja, o Ser Supremo. Desta perspectiva, o desejo pelo conhecimento da própria natureza e o desejo pelo próprio Ser Supremo — ambos são '*svadharma*'. O *dharma* de *Purusha* (Consciência) é: o Ser
★
↑