BG 3.40 — Karma Yoga
BG 3.40ⓘ📚 Go to Chapter 3
इन्द्रियाणिमनोबुद्धिरस्याधिष्ठानमुच्यते|एतैर्विमोहयत्येषज्ञानमावृत्यदेहिनम्||३-४०||
indriyāṇi mano buddhirasyādhiṣṭhānamucyate . etairvimohayatyeṣa jñānamāvṛtya dehinam ||3-40||
इन्द्रियाणि: the senses | मनो: the mind | बुद्धिरस्याधिष्ठानमुच्यते: the intellect | एतैर्विमोहयत्येष: by these | ज्ञानमावृत्य: wisdom | देहिनम्: the embodied
GitaCentral Português▲
Os sentidos, a mente e o intelecto são ditos ser sua morada; através deles, ele ilude o encarnado, velando sua sabedoria.
★
🙋 Português Commentary▲
【Significado das palavras】 Indriyani (os sentidos), Manah (a mente), Buddhih (o intelecto), Asya (seu), Adhisthanam (assento), Uchyate (é chamado), Etaih (por estes), Vimohayati (ilude), Eshah (isto), Jnanam (sabedoria), Avritya (tendo envolvido), Dehinam (o encarnado). 【Comentário】 Se a morada do inimigo é conhecida, é fácil matá-lo. Assim, o Senhor Krishna, como um sábio general, aponta a Arjuna a morada do desejo para que ele possa atacá-lo e destruí-lo mais prontamente.
★
English
Swami Gambirananda
Swami Adidevananda
Hindi
Swami Ramsukhdas
Sanskrit
Sri Ramanuja
Sri Madhavacharya
Sri Anandgiri
Sri Jayatirtha
Sri Abhinav Gupta
Sri Madhusudan Saraswati
Sri Sridhara Swami
Sri Dhanpati
Vedantadeshikacharya Venkatanatha
Sri Purushottamji
Sri Neelkanth
Sri Vallabhacharya
Detailed Commentary▲
**3.40** Diz-se que os sentidos, a mente e o intelecto são as moradas deste desejo. Através destes — (os sentidos, a mente e o intelecto) — o desejo, velando o conhecimento, ilude o homem que se identifica com o corpo. **Comentário:** *'Indriyāṇi mano buddhir asyādhiṣṭhānam ucyate'* — O desejo é visto em cinco lugares: (1) nos objetos (Gita 3.34), (2) nos sentidos, (3) na mente, (4) no intelecto e (5) no 'eu' assumido (o ego), ou seja, o agente (Gita 2.51). Embora apareça nestes cinco lugares, o desejo verdadeiramente reside apenas no 'eu' assumido (o nó entre a consciência e a matéria). No entanto, porque aparece nos cinco lugares mencionados, eles são chamados as moradas deste desejo. Todas as ações são executadas apenas pelo corpo, sentidos, mente e intelecto. Estes quatro são os instrumentos para a execução da ação. Se o desejo reside neles, não permite que a ação seja para o bem supremo (Paramārtha). Portanto, um Karma Yogi, sendo isento de desejo, sem senso de posse e desapegado, executa a ação através do corpo, sentidos, mente e intelecto para a purificação do coração (Gita 5.11). Na realidade, o desejo reside apenas no ego (a identificação do eu consciente com a matéria inerte). O ego, significando 'euidade', é meramente uma suposição. Que eu pertenço a tal e tal casta, estágio de vida ou tradição — isto é meramente uma crença. Não há outra prova para isso além da crença. É nesta relação assumida que o desejo reside. Do desejo somente surgem todos os pecados. Os pecados são destruídos pelo sofrimento de suas consequências, mas sem que o desejo seja removido do ego, novos pecados continuam surgindo. Portanto, o desejo sozinho é o que prende a alma. O Mahabharata afirma: 'O desejo sozinho é o cativeiro; não há outro cativeiro aqui. Aquele que está liberto do cativeiro do desejo torna-se apto para alcançar o estado de Brahman.' (Shanti Parva 251.7) *'Etair vimohayaty eṣa jñānam āvṛtya dehinam'* — Devido ao desejo, o homem não faz o que deveria fazer e faz o que não deveria fazer. Desta forma, o desejo ilude o homem que se identifica com o corpo. No segundo capítulo, o Senhor disse que do desejo surge a ira — *'kāmāt krodho 'bhijāyate'* (2.62) — e da ira surge a ilusão (estupor extremo) — *'krodhād bhavati sammohaḥ'* (2.63). Disso, deve-se entender que quando o desejo é obstruído, a ira surge; mas se o desejo não é obstruído, então do desejo surge a cobiça, e da cobiça surge a ilusão (Nota p. 197.1). A essência é que se o objeto desejado não é obtido, surge a 'ira', e se o objeto é obtido, surge a 'cobiça'. Deles, então, surge a 'ilusão'. O desejo é a atividade do modo da paixão (Rajo Guna), e a ilusão é a atividade do modo da ignorância (Tamo Guna). Os modos da paixão e da ignorância residem próximos um do outro (Nota p. 197.2). Portanto, desejo, ira, cobiça e ilusão residem muito próximos. O desejo, através dos sentidos, mente e intelecto, ilude (entorpece) o homem que se identifica com o corpo. Assim, embora o desejo seja a atividade do modo da paixão, resulta em ilusão, que é a atividade do modo da ignorância. Quando o desejo surge, o homem primeiro deseja desfrutar através dos sentidos. Inicialmente, os objetos de gozo não são obtidos, e mesmo se obtidos, não duram. Portanto, para obtê-los de alguma forma, ele alimenta vários desejos na mente. No intelecto, ele pensa em vários meios para obtê-los. Desta forma, o desejo primeiro engaja os sentidos na tentação do prazer nascido do contato. Então os sentidos puxam a mente para eles, e depois, os sentidos e a mente juntos puxam o intelecto também para eles. Desta maneira, o desejo, velando o conhecimento, ilude aquele que se identifica com o corpo através dos sentidos, mente e intelecto, e o lança no poço da queda. É um princípio que se um servo é bom, mas o mestre o demite com desprezo, então ele não conseguirá um bom servo novamente. Da mesma forma, se o mestre é bom, mas o servo o trata com desprezo, então ele não conseguirá um bom mestre novamente. Da mesma maneira, se um homem, sem atingir Deus, desperdiça o corpo humano meramente em gozos e posses mundanas, então ele não atingirá um corpo humano novamente. Uma coisa boa é desprezada devido à impureza do coração, e o coração se torna impuro devido ao desejo. Portanto, antes de tudo, o desejo deve ser destruído. O significado das palavras *'dehinam vimohayati'* é que este desejo ilude apenas o homem que se identifica com o corpo. Apenas aquele que considera o corpo como 'eu' e 'meu' é um que se identifica com o corpo. Logo no início de Seus ensinamentos, o Senhor explicou a distinção entre o corpo (deha) e o morador no corpo (dehī — a alma) (Gita 2.11–30). Que o corpo e o morador no corpo são separados — esta é a experiência de todos. Este desejo, velando o conhecimento, prende aquele que se identifica com o corpo (que acredita numa relação com o corpo), não o morador no corpo (o Eu puro). Ele não pode prender aquele que não acredita numa relação com o corpo. Apenas considerando o corpo como 'eu', 'meu' e 'para mim' é que o homem dá importância a objetos inertes perecíveis; disso, o apego à inércia surge nele. Quando o apego surge, forma-se uma relação com a inércia. É apenas quando uma relação com a inércia é formada que o desejo nasce. Quando o desejo nasce, a alma, tornando-se iludida, fica presa no cativeiro mundano. **Conexão:** Agora, nos próximos três versículos, o Senhor, explicando o método para aniquilar o desejo, ordena sua destruição.
★
↑